Procurando um serviço diferenciado?
Entre em contato conosco
3 de novembro de 2022
Dia após dia, diferentes situações podem colocar em risco a vida do condutor, dos passageiros e de terceiros. Por esse motivo, uma das preocupações das autoridades e gestores de tráfego é como reduzir o número de mortes no trânsito? A boa notícia é que existem recursos que, utilizados estrategicamente, podem dar bons resultados.
Os acidentes no tráfego podem ser causados por diferentes situações, como condições climáticas adversas, excesso de velocidade, problemas mecânicos e más condições das pistas. E como reduzir o número de mortes?
O excesso de velocidade é considerado uma infração de trânsito porque aumenta o tempo necessário para frenagem, a probabilidade de perda de controle do veículo, o risco de acidentes e a gravidade das lesões e diminui a capacidade de antecipação do motorista.
Sendo assim, manter as velocidades em níveis seguros, considerando as características específicas de cada trecho, é primordial para reduzir as chances de acidentes e a gravidade das lesões e também para diminuir o número de mortes no trânsito.
A formação dos condutores também é essencial quando pensamos em medidas que visam reduzir o número de mortes no trânsito. Neste cenário, conscientizar os motoristas sobre práticas perigosas é um dos principais desafios das autoridades e gestores de tráfego.
O ideal é que a formação de novos condutores comece desde cedo. Nas escolas, por exemplo, já é possível introduzir alguns conceitos primordiais e realizar medidas educativas de forma lúdica e divertida. Além disso, campanhas educativas são fundamentais para alertar os condutores sobre quais práticas colocam a segurança do tráfego em risco.
A tecnologia pode ser uma importante aliada na luta para reduzir o número de mortes no trânsito. O painel de mensagem variável (PMV), por exemplo, pode ser utilizado em campanhas educativas e também para orientar e informar os condutores.
Já a lombada eletrônica, os radares e as placas e painéis educativos podem ser utilizados para informar os níveis de velocidade permitidos, identificar e registrar em tempo real os infratores nas principais vias do país.
A manutenção preventiva dos veículos consiste em garantir o funcionamento do automóvel o mais próximo possível das condições originais. Dessa forma, é possível não apenas prolongar a vida útil do carro, moto, ônibus ou caminhão.
Com um bom investimento em manutenção preventiva, que garante o funcionamento mecânico do automóvel dentro das condições ideais, também é possível reduzir os índices de acidentes e mortes por falha no funcionamento do veículo.
Assim como as condições de funcionamento dos veículos interferem nos acidentes de trânsito e nas mortes, as condições das pistas também. Ou seja, é primordial melhorar as condições das ruas, avenidas e rodovias do país para tornar o tráfego mais seguro.
E neste cenário, os setores público e privado precisam agir para realizar manutenções preventivas que garantam pistas sem buracos e desníveis que comprometam a pilotagem.
A INNOVIA acredita no poder da comunicação, da tecnologia e dos sistemas inteligentes para tornar a gestão do tráfego mais eficiente e segura. Consulte nosso atendimento e conheça nossas soluções em softwares e equipamentos.
Gostaria de receber uma ligação?