Procurando um serviço diferenciado?
Entre em contato conosco
7 de outubro de 2022
Motociclistas sem capacete, estacionamento irregular, menores dirigindo e excesso de velocidade são infrações de trânsito e, não se engane: elas NÃO acontecem apenas em vias públicas. Nos condomínios fechados, por exemplo, também são práticas bastante frequentes. No caso do excesso de velocidade, uma das alternativas encontradas é a instalação de uma lombada eletrônica. Mas, será que é necessário ter uma quantidade mínima de veículos no local para que a instalação do equipamento seja indicada?
Antes de qualquer coisa, é essencial saber como funciona uma lombada eletrônica para então entender como o equipamento pode ajudar a controlar o excesso de velocidade cometido em vias públicas e/ou privadas, reduzindo os riscos de acidentes graves.
A lombada eletrônica para condomínio é um equipamento que possui um sensor e um painel informativo: o primeiro capta a velocidade atingida pelo veículo no momento da passagem e o segundo transmite essa informação em tempo real.
Ou seja, a lombada identifica e registra infratores. Além disso, o dispositivo também consegue fazer com que o veículo seja obrigado a reduzir a velocidade, servindo como um sinal de alerta para que os condutores reduzam a velocidade antes que ocorra um acidente.
As infrações de trânsito relacionadas ao excesso de velocidade são muito frequentes e perigosas, pois aumentam o tempo necessário para frenagem, o risco de acidentes, a gravidade das lesões e a probabilidade de perda de controle do veículo e também porque diminuem a capacidade de antecipação do motorista.
Quando se fala em lombada eletrônica para condomínio, mais do que estabelecer uma quantidade mínima de veículos, a instalação do equipamento é extremamente vantajosa, mas requer um estudo profissional e um planejamento estratégico de confiança.
Isso significa que antes de solicitar a instalação do equipamento é necessário fazer um estudo técnico de engenharia de tráfego para identificar se existe um índice significativo ou risco potencial de acidentes causados pelo excesso de velocidade no local.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Código de Trânsito Brasileiro também vale para as vias internas dos condomínios. Dessa forma, as infrações de trânsito podem e devem ser fiscalizadas e punidas, inclusive com o uso de equipamentos como a lombada eletrônica, ainda que a quantidade de veículos seja pequena.
Se você é administrador de condomínios e está cogitando fazer a instalação de uma lombada eletrônica, ou então, já tem o estudo preparado para incorporar o equipamento, saiba que a INNOVIA é especialista nesse tipo de equipamento e oferece as melhores soluções do mercado para garantir a segurança do tráfego em vias públicas e privadas. Consulte nossos especialistas e conheça mais sobre o dispositivo.
Gostaria de receber uma ligação?